Inovação e tecnologia

Se nos últimos 15 anos, a sociedade como um todo vem passando por diversas transformações que afetam o modo como nos comunicamos, interagimos, estudamos e até como compramos, o universo empresarial não poderia passar ileso. A verdade é que para nascer, crescer e sobreviver no mundo dos negócios, empresas de todos os segmentos precisam cada vez mais se adequar a este incrível mundo novo, e contar fortemente com os fatores tecnologia e inovação como diferenciais competitivos.

Embora as pessoas sejam o ativo mais importante para uma empresa, contar com boas ferramentas tecnológicas é imprescindível para que todos os processos sejam melhorados. E isso vale tanto para o planejamento e a organização interna da empresa, quanto para o crescimento das vendas e o incremento da qualidade dos produtos e serviços.

Inovação empresarial: necessidade? Obrigação!

Em uma empresa, inovar significa introduzir algo novo ou modificar substancialmente algo já existente.
Em tempos de globalização e de intensas disputas para conquistar novos clientes, as regras de competitividade são hoje ditadas por um público cada vez mais seletivo e exigente.

Por isso, para permanecer vivo e com saúde financeira, organizações pequenas, médias e grandes, tem buscado investir em inovação, já que esse quesito se tornou praticamente uma obrigação.É por meio da inovação que se consegue proporcionar rápida expansão produtiva, crescimento econômico ou até mesmo a criação de novos mercados para se explorar. Além disso, encontrar novos processos de melhoria contínua (fazer melhor e de um jeito diferente uma velha prática) também perpassa por procedimentos inovadores.

Por que inovar?

A rapidez com que o mundo evoluiu nas últimas duas décadas é impressionante. E não parou…o que é considerado tecnologia de ponta hoje, daqui a 12 meses já poderá ser considerado obsoleto. Para as indústrias acontece de forma semelhante, ou seja, é preciso se adaptar para não parecer “velho” aos olhos do seu cliente.

Assim, a resposta para a pergunta “por que inovar” (?) só pode ser: a inovação tem uma função clara que é trazer benefícios para o seu cliente final e o crescimento para a sua companhia. Trata-se fundamentalmente de uma questão de sobrevivência que trará competitividade e força de mercado.

A tecnologia no dia a dia

Acredite, velhos processos trazem os mesmos velhos resultados de sempre. Por isso, boas soluções tecnológicas podem elevar a sua companhia para uma nova esfera, com muito mais organização, lucros e vendas. Para alcançar tudo isso, é preciso que se faça a utilização das ferramentas corretas, de acordo com o seu ramo de atuação.

Por exemplo, se em sua empresa você precisa imprimir uma quantidade imensa de folhas por dia, sempre de forma rápida, e muitas vezes precisa fazer isso fora de sua sala, o que você pode fazer para suprir essa necessidade  de forma inteligente e tecnológica a fim de buscar resultados práticos positivos?

Certamente você precisa de uma impressora moderna e com tecnologia de ponta, que lhe permita grande quantidade de impressões, de maneira remota. Assim, a tecnologia está lhe garantindo economia e processos internos eficientes.

A tecnologia e o aumento da capacidade produtiva

Hoje é quase impossível imaginar uma empresa, mesmo pequena, que não utilize recursos tecnológicos. Afinal, utilizar tecnologia significa angariar mais sucesso organizacional, e consequente, proporciona o aumento de receita.

Vamos conferir, item a item, os quesitos mais importantes a respeito do implemento de ações tecnológicas dentro de uma empresa.

Gestão inteligente de tempo e de recursos

Algo que afeta bastante a produtividade de qualquer colaborador é a forma como ele administra seu tempo de trabalho e os recursos disponíveis. Gerar mais valor com menor investimento de tempo, energia mental, matéria-prima ou dinheiro significa que o seu trabalho é mais eficiente.

Com um direcionamento claro e objetivo, baseado em ferramentas e sistemas tecnológicos, é possível incrementar a capacidade produtiva de qualquer equipe, reduzindo tempo e recursos.

Comunicação eficiente com membros da equipe

Felizmente, a comunicação é um dos recursos que mais se desenvolveu nos últimos anos. Graças ao aumento da telefonia móvel e do acesso à internet, é possível manter a comunicação entre quaisquer membros da equipe, independente de onde estejam no mundo. Isso cria possibilidades para cooperação de profissionais muito distantes, combinando capacidades adquiridas em múltiplos contextos.

Para que a comunicação fortaleça a capacidade produtiva da equipe, é importante que todos estejam bem treinados. O uso de ferramentas como chat, mensagens instantâneas e compartilhamento em nuvem pode poupar bastante tempo e recursos, mas é necessário que todos saibam como utilizá-los. Especialmente para equipes que não compartilham uma localidade física.

Redução das tarefas mecânicas

Obrigações fiscais, questões burocráticas e trabalhos repetitivos tendem a diminuir sua rentabilidade. Eles tomam o tempo que seria dedicado a ações com retorno direto e consomem boa parte dos recursos, além da energia produtiva da equipe. Contudo, uma máquina pode resolver parte considerável destes problemas. Softwares cumprem essas tarefas em muito menos tempo. Sem ter que se preocupar tanto com planilhas e registros manuais, a equipe pode voltar a sua capacidade produtiva para tarefas diretamente relacionadas ao negócio da empresa.

Quer conhecer soluções tecnológicas para a sua empresa?

Clique aqui para conhecer tudo o que a KM do Brasil pode fazer por sua empresa, especialmente na área de outsourcing de impressão.

Clique aqui para conhecer tudo o que a NeoCognitiva pode fazer por sua empresa, especialmente na área de ChatBot, Content Services (GED e ECM) e RPA (Robot Process Automation).

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário logo abaixo.


Acompanhe a KM nas redes sociais