3 desafios da transformação digital para seu negócio (e como superá-los)

HomeÚltimas do blog3 desafios da transformação digital para seu negócio (e como superá-los)
3 desafios da transformação digital para seu negócio (e como superá-los)

A transformação digital já é uma realidade e as empresas que não se adequam a essa revolução tendem a perder espaço no mercado para a concorrência. Afinal, o conceito remete a um processo que provoca uma alteração profunda em toda a estrutura da companhia, onde a tecnologia é utilizada para trazer melhorias ao negócio.

Mas quais são os principais desafios dessa transformação? Sua empresa está pronta para superá-los? Leia o artigo de hoje e prepare-se para essa nova era!

1. Preparação para uma nova cultura empresarial

Apesar do nome ligado ao contexto digital, a transformação é estrutural, portanto, vem de dentro para fora e vai muito além da tecnologia. Para que o novo conceito tome forma, é preciso que gestores de todos os níveis adotem posturas flexíveis para se conectar às ideias que estão por vir. É a partir do presidente, dos diretores e gerentes que a nova postura será propagada nos departamentos, para que todos os profissionais estejam abertos à renovação proposta na transformação digital.

Mais do que isso, o entendimento da importância da renovação possibilita uma nova cultura organizacional. Isso é fundamental para que as pessoas sejam impactadas pela transformação e para que o conceito não seja visto como algo distante, restrito apenas a um departamento. Afinal, toda a empresa precisa inovar e os funcionários precisam estar alinhados a esse propósito, certo?

2. Avaliação de processos para definição de estratégias de negócio mais inteligentes

A transformação digital permite que os processos sejam avaliados de forma muito mais prática, já que engloba ferramentas que transcendem o mundo digital para trazer resultados reais às empresas. Diante dessas possibilidades que a tecnologia proporciona, é hora de analisar os processos da companhia para identificar gargalos e ociosidades, pontuando o que ainda funciona ou já se tornou obsoleto.

Um ponto positivo da avaliação é que ela envolve toda a equipe – o que é fundamental para o engajamento geral da empresa. O grande desafio fica por conta do que fazer com essa análise, já que é a partir dela que a organização tem insumos para aprimorar suas estratégias de negócio.

3. Transformação digital em prática com as melhores tecnologias

Diversas ferramentas fazem parte do novo (mas, ao mesmo tempo, atual) universo da transformação digital. Dentre as tecnologias que revolucionam a gestão das empresas estão, por exemplo, a Automação Robótica de Processos (RPA), sistemas de Business Intelligence e de gerenciamento de conteúdo corporativo.

Nesse caso, o ideal para colocar tais tecnologias em prática é contar com especialistas que orientem a equipe quanto ao uso e benefícios das ferramentas. E não são poucos, afinal, eficiência, economia e aumento da produtividade são pilares que norteiam as soluções da transformação digital que vieram para ficar.

 

Quer saber mais sobre transformação digital e inovações que impactam no dia a dia das empresas para estar sempre à frente no mercado em que atua? Siga a KM do Brasil no LinkedIn!