Ainda que as empresas não atuem no ramo tecnológico, estar conectado às novidades que facilitam o dia a dia corporativo é fundamental para manter ou alavancar sua competitividade. Assim, quando se trata de tendências ligadas à gestão de informações, há pelo menos 3 itens que se destacam. Veja a seguir!
Gestão da informação
Uma boa gestão das informações está diretamente relacionada a uma boa gestão da empresa. Não é a toa que, de acordo com a Market Intelligence Trends 2020 Survey, há três soluções que terão forte impacto no sistema de gestão de informação: automação da coleta de dados; automação da análise da informação e integração inteligente de sistemas corporativos.
De acordo com a pesquisa, 83% dos entrevistados esperam que os sistemas de inteligência de mercado automatizem a coleta de dados em 2020. Além disso, 78% acredita que o Big Data impactará de forma significativa na gestão da informação. Quanto à integração, a expectativa de 64% dos participantes é que a coleta de dados e a análise dos mesmos esteja integrada a outras funções organizacionais.
Cloud computing
O poder dessa tendência é tamanho que ela já vai muito além das empresas. Hoje, praticamente todas as pessoas armazenam arquivos de forma mais segura e prática, em nuvem.
De acordo com a consultoria IDC, anos atrás já havia previsão de aumento de 40% em cloud computing entre os países da América Latina. Atualmente, junto à tendência de computação em nuvem são apontadas as áreas de Internet das Coisas (IOT) e de mobilidade – que inclui não apenas dispositivos móveis como os smartphones mas também os wearables, como os smartwatches, relógios inteligentes com as funcionalidades de um smartphone.
Segurança da informação
Por fim, a gestão e o armazenamento das informações não poderiam ser feitos de forma eficiente sem segurança desses dados. Por esse motivo, essa é a terceira tendência a qual as empresas devem estar atentas para garantir bons índices de competitividade.
Segundo a empresa de soluções para segurança da informação Symantech, o Brasil é um dos dez países que mais propagam vírus. Consequentemente, as empresas do país são as que mais correm risco de ter seus dados comprometidos por conta desse perigo virtual. De acordo com as estatísticas, só em 2015 foram roubados ou danificados mais de meio bilhão de dados pessoais em terras nacionais.
A tecnologia revoluciona a gestão das empresas em todos os sentidos. E isso ocorre de forma veloz, por isso, estar atento ao que desponta no mercado brasileiro e internacional é fundamental para se destacar em meio à concorrência, impulsionando a qualidade dos produtos e serviços e, ainda, melhorando aspectos como produtividade e eficiência nos processos. Fique de olho nas tendências para crescer cada vez mais!