Acredite, em um futuro bem próximo, a sua empresa vai contar com um chatbot. Essa inovação já está revolucionando a área de atendimento ao consumidor (SAC), isto porque, ela é capaz de fornecer orientações precisas para usuários e clientes de uma empresa.
Cléo, o chatbot da NeoCognitiva
A NeoCognitiva está desenvolvendo o seu próprio chatbot, a Cléo. O programa já está sendo utilizado para testes e enriquecimento de conhecimentos, e em breve estará disponível para sua empresa.
O que é um chat bot? Trata-se de um programa de computador que simula um ser humano na interação com pessoas. O objetivo dos chatbots é responder as perguntas de tal forma que se tenha a impressão de que se está conversando com outro ser humano, e não com uma máquina. Para isso, o programa consulta uma base ou fonte de informações.
Programação inteligente. Sim, hoje já é possível conversar com um robô para tirar suas principais dúvidas sobre um produto ou serviço. E isso é incrível. Mas, para que isso efetivamente aconteça, esse sistema precisa ser programado. O interessante, é que essa programação tem por finalidade dar um tom de naturalidade à conversa (atendimento do robô), em linguagem coloquial e tom de voz adequado ao da marca em questão.
O chatbot, ao ser desenvolvido, é “abastecido” com um banco de dados completo a partir da necessidade de cada empresa. Ele é configurado com uma lista de perguntas e respostas, informações pré-definidas, inclusão de vocabulário próprio, imagens e até mesmo links, que podem direcionar o usuário para sites ou páginas externas. As respostas, portanto, acontecem a partir de palavras-chave, banco de dados, além do histórico e busca de cada usuário.
Assim, quando alguém entra em contato com um chatbot, ele rapidamente interpreta a mensagem com o apoio de sua inteligência artificial, transmitindo uma resposta natural e imitando o comportamento humano. Geralmente, para atender às expectativas do usuário, ele também fará perguntas de acordo com sua programação, criando um diálogo personalizado em cada contato. Com o passar do tempo, é inevitável que o chatbot fique “esperto” e adquira mais conhecimento com cada interação bem-sucedida.
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