Como escolher a impressora mais adequada para sua empresa?

HomeÚltimas do blogComo escolher a impressora mais adequada para sua empresa?
Impressora para empresa

Escolher os modelos de impressora mais adequados para a sua empresa pode ser uma tarefa não muito fácil, afinal, atualmente existe uma gama bastante diversificada de opções. Assim, dentro de um universo com um número gigantesco de possibilidades, é preciso pesquisa para comprar algo que esteja de acordo com as suas reais demandas. Contudo, antes mesmo de partir para a escolha da máquina em si, é preciso primeiramente identificar as necessidades da sua empresa, afinal, não existe um único modelo adequado para todas as realidades. Identificar o número de impressões estimadas por mês (volume) e se você precisa de um equipamento colorido ou monocromático são passos importantes para iniciar a análise.

Afinal, de que adiantaria você comprar para sua empresa uma impressora extremamente barata, mas que consome tanto em insumos (cartuchos ou toners) que inviabilizaria as suas operações no dia a dia? Por isso, tão importante quanto buscar um bom equipamento é descobrir exatamente o que a sua empresa precisa.

No post de hoje, vamos falar sobre boas opções de modelos de impressoras, e a partir daí você pode fazer a conexão com as necessidades ou características de sua empresa, ok? Boa leitura!

Empresas com alto volume de impressões

No caso de empresas que fazem uso constante da impressora, imprimindo um elevado número de páginas, é preciso levar em conta o custo vs. benefício a longo prazo. Nesse caso específico, a impressora a laser pode ser a mais indicada. Carregada com toner, esse tipo de aparelho costuma oferecer maior velocidade e tecnologia.
Além disso, ainda que o toner seja um insumo com preço geralmente maior do que os cartuchos de tinta, sua durabilidade também costuma ser maior. Isso significa menor custo de impressão por folha e, a longo prazo, maior economia em manutenção.

Se a sua empresa possui um alto volume de impressões e necessita de várias máquinas para suprir as necessidades, o ideal é contar com o serviço de outsourcing de impressão, que além de proporcionar um gerenciamento muito melhor do seu parque de impressões, ainda trará economia ao seu negócio. Aqui mesmo no Blog já falamos sobre a importância desse serviço e como ele pode ser útil.

Empresas com baixo volume de impressões

Agora, se a sua empresa não tem uma rotina de impressão, o melhor é apostar em outros modelos de impressora. O equipamento jato de tinta é uma alternativa atraente nessa situação. Além dos aparelhos exigirem um investimento menor, a recarga e a troca de cartuchos de tinta também têm custo inferior em comparação ao toner.

Se o seu fluxo de impressões for realmente baixo, essa pode ser a sua melhor escolha. Ainda que o cartucho de tinta tenha durabilidade menor e exija trocas mais frequentes, isso não prejudica perfis de uso menos constantes.

Que tipo de documento sua empresa vai imprimir?

Sim, o tipo de documento que será comumente impresso em sua empresa também deve ser levado em consideração na escolha da impressora. Se o uso for “comum”, sem a necessidade de imprimir imagens em alta qualidade, é perfeitamente possível apostar no equipamento jato de tinta, sem problema algum.

Mas, se em sua empresa as impressões tiverem que ser feitas em alta qualidade e com elevado padrão gráfico a impressora laser é a mais adequada. Outra característica a ser observada é a resolução da impressora. Com variações de vão de 600dpi a 1200dpi, a resolução define a nitidez da imagem. Quanto maior o número em dpi, maior a resolução e, consequentemente, maior qualidade da impressão.

E a conectividade da impressora, é importante?

Sim, pode acreditar! A conectividade da máquina pode ser um grande diferencial para a sua empresa. Ambientes amplos e com vários computadores, beneficiam-se mais com equipamentos que oferecem conectividade wireless – esse recurso permite praticidade no uso por múltiplos usuários, sem a necessidade de cabos.

Ainda em dúvida?

Se você ainda estiver em dúvida sobre qual impressora comprar ou se para sua empresa o ideal é o outsourcing de impressão, entre em contato agora mesmo com a KM do Brasil.  Um de nossos especialistas poderá lhe ajudar!

Gostou desse artigo? Visite também as nossas outras redes sociais.

Outsourcing de impressão