Como se preparar para a digitalização do acervo acadêmico e atender a lei 9235

HomeÚltimas do blogComo se preparar para a digitalização do acervo acadêmico e atender a lei 9235
digitalização do acervo acadêmico

Em vigor desde dezembro de 2017, o decreto no 9.235 trouxe uma série de especificações sobre a regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior do Brasil. Uma delas, no artigo 58, refere-se à digitalização do acervo acadêmico.

Sua empresa da área de educação já está preparada para essa revolução na gestão de documentos? Veja neste artigo o que fazer para se adequar e atender a lei 9.235.

Entenda o decreto 9.235

O decreto 9.235 estipula que, após ser descredenciada ou encerrar sua oferta de cursos, a instituição de ensino (pública ou privada) fica responsável por guardar e gerenciar seu acervo acadêmico. O acervo refere-se a toda a documentação e aos registros acadêmicos dos estudantes.

O prazo para a digitalização do acervo acadêmico se encerra em abril e 2020.

Como se adequar à lei 9.235

Para cumprir o decreto 9.235, as instituições educacionais podem contar com a tecnologia, a fim de digitalizar todos os documentos e deixá-los disponíveis em um sistema prático e organizado. Dessa forma, as informações ficam mais seguras e podem ser acessadas facilmente.

Com um sistema de gestão dos documentos, lidar com o grande volume de dados das instituições se torna mais fácil, além de garantir a integridade da documentação.

Está se perguntando onde encontrar a solução ideal para fazer isso? Conheça agora os serviços especializados de gestão de documentos da KM do Brasil.

Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED)

A solução de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) permite que as empresas digitalizem, armazenem e compartilhem todos os documentos.

Gestão de Conteúdo Empresarial (ECM)

O sistema de Gestão de Conteúdo Empresarial (cuja sigla em inglês é ECM) é uma evolução do GED, já que reúne todas as qualidades do anterior e mais algumas funcionalidades.

Com o ECM, é possível ter controle total sobre os documentos, nas fases de captura, armazenamento, versionamento, indexação, gestão, limpeza, distribuição, publicação, pesquisa e arquivo.

Além da facilidade na localização dos documentos e da conservação dos mesmos, as soluções de gestão de documentos resultam na economia de papel para a instituição e na redução de erros no processo de arquivamento.

Como encontrar o sistema ideal para a digitalização do acervo acadêmico?

O prazo para a digitalização do acervo acadêmico pode ser curto para as instituições de ensino que ainda não têm nenhum dado no formato digital. Por isso, é preciso buscar a melhor solução de gerenciamento rapidamente.

Para isso, leve em consideração:

  • As necessidades da sua instituição educacional: volume de documentos, ferramentas necessárias para gerenciá-los, entre outros itens.
  • A opinião de outras instituições sobre os sistemas de gestão de documentos do mercado
  • A qualidade do suporte técnico oferecido pela empresa
  • A possibilidade de treinar a equipe da escola para utilizar a ferramenta corretamente
  • A possibilidade de integrar o sistema à tecnologia já existente na instituição de ensino
  • Se o sistema de gestão possui opção de captura em lote, para que você possa digitalizar rapidamente diversos documentos ao mesmo tempo
  • Se o sistema é capaz de reconhecer o texto, facilitando a localização do arquivo

 

Sua instituição de ensino está preparada para a digitalização do acervo acadêmico? Fale com nossos especialistas e conheça as soluções em gestão de documentos da KM do Brasil.

Confira em nosso site

Conheça nossas soluções
Empresa especializada em Outsourcing de impressão
Representante Kyocera no Brasil

Leia também

OUTSOURCING DE IMPRESSÃO: PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PARA QUEM CONTRATA!

MANUTENÇÃO DE IMPRESSORAS EM CONTRATOS DE OUTSOURCING DE IMPRESSÃO: COMO FUNCIONA?

DESVENDANDO UM SOFTWARE DE CONTROLE DE IMPRESSÃO EM 3 PASSOS

6 RAZÕES PARA TROCAR A EMPRESA QUE LHE FORNECE OUTSOURCING DE IMPRESSÃO

7 RAZÕES PARA ESCOLHER O OUTSOURCING DE IMPRESSÃO DA KM DO BRASIL 

Outsourcing de impressão